Parece que tudo o que é sabido hoje pode ser esquecido amanhã, assim como certamente já perdemos muito do que já foi sabido um dia.

A que se deve tal fenômeno de esquecimento?

Ora, a realidade se mantém na sua mesma riqueza e inteligibilidade de sempre, por sinal sem ligar a mínima se tem alguém prestando atenção ou não, se o mundo é habitado por filósofos atentos ou uma multidão de jumentos. E a natureza humana específica também mantém-se, a mesma forma eterna que permitiu os êxitos platônicos e aristotélicos.

Resta, para explicar ou ao menos entender algo da decadência, falar da liberdade humana como causadora do desastre. Seria preciso, assim entendo, que os próprios indivíduos em tese responsáveis pelo prosseguimento do projeto filosófico se dedicassem pessoalmente para a continuidade numa certa (mas não absoluta) ortodoxia.

Mas teria que ser a transmissão de um método e uma técnica, e não um conteúdo. Formar filósofos não é uma questão de escrever enciclopédias e passar adiante. Não adianta nada disso, a transmissão da tradição é algo extremamente falível, enquanto doutrina.

Não vale mais educar moralmente o homem para que ele esteja aberto a realidade, do que querer ser esperto em fórmulas e doutrinas? Talvez tenha sido o próprio fundador da Filosofia, Sócrates, o maior de todos eles no fim das contas, por priorizar a educação nesta direção mais pessoal, moral,  e menos doutrinária. Para que não ocorresse tantos esquecimentos, tal prioridade teria que ser reiterada a cada geração, num método que desse o papel central da técnica filosófica a alma humana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s