Sobre a atualidade de Aristóteles (comentário ao trecho de J.Marías)

Acho que o próprio autor teria que admitir em algum momento que não é bem que as pessoas empregam Aristóteles. O que ocorre é que ninguém escapa da realidade fundamental das coisas, que é a mesma de dois mil e quatrocentos anos atrás, e se um homem como Aristóteles captou com muito rigor e eficiência algumas chaves deste fundamento, parecerá evidentemente que todas as pessoas daí em diante estão vivendo no mundo que este homem ordenou, de tanta simpatia que há entre as estruturas reais e as estruturas filosóficas. Não recuso aqui a questão da influência efetiva da filosofia na linguagem.

Pelo contrário, meu ponto absorve isso quase como uma fatalidade. A evolução da língua é um processo de adequação às categorias da realidade. Se a nossa linguagem parece bastante aristotélica, é apenas porque ela naturalmente evoluiu e se enriqueceu para simbolizar melhor as realidades, e Aristóteles nisto é um pioneiro em estado muito avançado, e nós o seguimos mesmo sem o saber, porque queremos todos ir na mesma direção que ele já foi antes, no fim das contas. Isto só é possível, no entanto, quando o pioneiro é filósofo de fato.

O que Marías aponta só mostra, enfim, que Aristóteles amou mesmo a verdade. A tal ponto que quando queremos ser razoáveis hoje, acabamos empregando os termos e as categorias “dele”. Mas seriam mesmo dele ou, amante da verdade, ele também recebeu isso? A sabedoria é um tesouro infinito por causa disto: você pode dividí-lo o quanto quiser e com quem quiser, as partes nunca diminuem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s