A corrupção é muitas vezes uma força sutil, e pode ser praticamente irreconhecível no começo de sua influência, mas é fatalmente identificável com o passar do tempo, pelos resultados maléficos que inevitavelmente provoca. "Pelos seus frutos os conhecereis".

Ao início dos trabalhos da nossa extinta “Academia”, o ânimo era bom pois havia realmente algo de bom a se fazer ali, enquanto que a parte corruptora por sua vez se camuflava muito bem. Mas, no fim das contas, o mal da venalidade do projeto se esparramou por toda parte e serviu para a sua destruição. Não é possível se dedicar à vida intelectual seriamente, pela via filosófica, literária, teológica, etc., seja como for, ao se pensar em resultados mundanos.

Um homem amarrado firmemente a um poste luta sem sucesso para se soltar, e reza então para que seja salvo. Ao confundir a sua reza com a luta inútil, ele certamente não consegue fazer melhor nem uma coisa nem a outra: nem o seu espírito se dirige ao Bem, pois espera salvar-se por si mesmo, e preocupa-se principalmente com isso; e nem a sua luta torna-se mais potente, pois quis mudar o seu estado por si próprio, contradizendo e anulando a confissão anterior, falsa, de impotência.

A devoção é gratuita como a Graça, e assim deve ser. Faz-se o que é bom porque é bom, e não porque isso atraia, lateralmente, algum bem mundano.

Pode-se pedir o que se quiser. Mas o pedido só é genuíno quando a dependência, a carência da nossa precariedade, é diretamente confessada sem confusões, atenuações ou mentiras. Por isso as petições são sempre mais claras e eficientes em situações realmente mais aflitivas e urgentes, pois não há tempo nem modos de o autor fugir da sua descarada impotência.

Em suma, o nosso problema é uma falta de modéstia ridícula e inaceitável, e uma presunção alucinante de “direitos” que supostamente temos diante das dificuldades do dia. Confundimos a nobreza do nosso objeto com a nossa própria “nobreza”. Damos por atuais potências presentes apenas virtualmente, e em cuja participação apenas começamos a entrar, conforme a nossa disposição sincera ao crescimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s