Não tenha dó da ignorância presunçosa

Escrevi uns dias atrás que os empresários perdulários não deveriam receber mais simpatia que o governo petista, porque no fim das contas estiveram a fazer praticamente a mesma coisa e, mais ainda, estiveram a se enganar mutuamente num teatro que agora finalmente está acabando muito mal, num ato derradeiro bastante desolador.

Pode-se pensar, assim, que sou contra a idéia empreendedora, contra a iniciativa de se assumir riscos, o pioneirismo capitalista, que é o motor da prosperidade, etc. Nada mais falso do que isso.

Alguém que não sabe fazer contas não é um empreendedor!

Alguém que somente se arrisca –sem calcular e administrar seus riscos–, não é um pioneiro: é um jogador ou, na melhor das hipóteses, um sonhador.

Digamos que a diferença que existe entre um Jorge Paulo Lemann e um Eike Batista não é só de ramo de negócios, ou de sorte. A diferença é esta que separa os que hoje estão falindo, por terem abraçado no passado as suas próprias ilusões, e os que construíram algo mais sólido, que hoje resistem ao tremor da atual recessão.

Não tenhamos dó da ignorância presunçosa. Os empresários brasileiros, por sinal, são cúmplices em algum nível (e não modesto) da situação política do país. Recentemente o Reinaldo Azevedo escreveu:

A penúria intelectual das elites econômicas no Brasil merece um estudo. O discurso mais anticapitalista que já ouvi saiu da boca de um empresário multimilionário. Pior: no caso em questão, nem era por pragmatismo cúpido. Era por falta de clareza mesmo“.

Não é exatamente uma novidade histórica. Os socialistas sempre vendem aos ricos a corda na qual os mesmos mais tarde serão enforcados.

O que prova, de novo!, que o poder intelectual e espiritual supera e transcende todos os demais poderes temporais acessíveis ao ser humano. Enquanto não se entender o poder que há no verbo –e, mais ainda, no Verbo!–, não adiantará nada chorar. Que chorem, que se danem. Ou busquem a sabedoria. Eu já fiz a minha escolha, e faz tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s