Leia na média de 0,25 a 0,30 livro por dia

Voltei ao Facebook depois de quatro meses de férias da rede. Foi bom. Fui mais feliz. Agora mesmo, pouco depois de voltar, já me sinto meio deprimido.

Consegui voltar a ler mais quando caí fora do Facebook. Afinal, acompanhar o mundo da fofocagem universal e estudar alguma coisa que preste não são compossíveis. Ou serão?

Quero tentar de novo fazer parte deste mundo (deste “planetinha”, como diria o Lula). Mais uma vez! Para ver como ainda não desisti da vida inteligente em sociedade. O desafio mínimo é não deixar de ler. Tenho que manter uma boa média, digamos, de uns 0,25 a 0,30 livro por dia. Sim, o número é este, algo entre um quarto e um terço de um livro, na média, por dia. NA MÉDIA. Isso dá entre 7 e 9 livros por mês, e entre 90 e 110 livros por ano.

Você vai me dizer que se eu lesse muito bem, maravilhosamente bem, meditativamente bem um único bom livro na minha porca vida inteira, isto superaria a força de meros números. Minha resposta: vá aprender o que é uma leitura de inspeção primeiro, e depois venha me dar as suas dicas.

É claro que nós temos aquelas leituras de parar tudo, de fechar portas e janelas, desligar celular e computador. Temos, sim. São livros totais.

Diz o Nelson Rodrigues: “Por tudo que sei da vida, dos homens, deve-se ler pouco e reler muito. A arte da leitura é a da releitura. Há uns poucos livros totais, uns três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos“.

É verdade, e eu o sei pela dor que foi listar uns quinze autores fundamentais para o meu pretenso curso de filosofia (a ser inaugurado antes do Juízo Final, se tudo der certo).

Mas resolvi de qualquer modo inverter o que diz aquela música do Renato Russo, e hoje eu vivo lendo como se sempre houvesse um amanhã. Não tem outro jeito. Nossa escrupulosidade nos trai. O debate entre quantidade e qualidade é datado, vencido. O que interessa é a perfeição, nunca obtida, nunca desistida. Qualidade com quantidade, sim. Vire-se. Leia na média de 0,25 a 0,30 livro por dia. No mínimo. Se puder ler uns dois ou três livros por dia, melhor ainda. Vire-se!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s