Notas para o CIFI (1)

1) O que é Formação Intelectual?

É um processo natural e espontâneo para todos os membros da espécie humana, consequente da capacidade de inteligir, ou seja, de se referir conscientemente não somente ao mundo enquanto realidade sensível (como os animais), mas também enquanto realidade inteligível, como o mostra claramente a nossa capacidade abstrativa.

2) Como ocorre a Formação Intelectual?

Em geral o processo é inconsciente e improvisado, pelo desajuste natural que há entre a evolução biográfica de cada indivíduo e a evolução da cultura humana como fenômeno que reflete todo o exercício intelectual ao longo da história. Em geral os seres humanos se preocupam com a aquisição da formação mínima necessária aos seus interesses mais imediatos de sobrevivência e satisfação. É possível, no entanto, tornar esse processo mais consciente com um esforço deliberado. Este é o objetivo deste Curso.

3) Porque se deve desejar uma Formação Intelectual mais consciente, para além do processo espontâneo que é mais comum?

Este aumento da consciência atende à premissa socrática e agostiniana sobre a felicidade humana. Ou seja, em resumo, o homem mais consciente é mais feliz, pois está na sua natureza essencial desejar o conhecimento das coisas.

4) Como aumentar a consciência do processo?

A atividade humana que lida diretamente com essa realidade é a Filosofia. Aumentar a consciência do próprio processo de Formação Intelectual é uma missão filosófica. A introdução ao assunto passa, portanto, pela introdução à própria Filosofia.

Porém, como a nossa atmosfera cultural não veio do nada e possui a sua própria história de influências e tendências, existe uma hostilidade mais ou menos habitual na cultura contra a técnica filosófica.

Antes de entendermos o que é a Filosofia, ou seja, o que ela é em si mesma e como ela surgiu historicamente como atividade diferenciada, precisamos desbloquear certas travas culturais que impedem o exercício da liberdade filosófica do homem.

5) O que é a liberdade filosófica do homem?

É a sua capacidade de abstrair o processo regular de formação de opiniões sobre o mundo para a tomada de posições e decisões práticas, em busca da verdade, que é o que caracteriza o ideal de Ciência (episteme) em contraste com o conteúdo da discussão política (doxa).

É especificamente esta capacidade científica do homem, de buscar a verdade atemporal independente da circunstância concreta, que atende ao critério da felicidade humana referenciado pelo pensamento socrático e agostiniano.

6) Quais são as travas que bloqueiam o exercício da liberdade filosófica do homem?

a) a concepção socialista que interpreta a filosofia como parte da Superestrutura social;

b) a dispersão psicológica e falta de atenção e capacidade de concentração dos indivíduos, causada pela omissão do fato da própria morte.

No próximo texto continuo falando especificamente da primeira trava ao pensamento filosófico livre, ou seja, a mentalidade socialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s