Chantagem Permanente sobre a Maluquice Fiscal

Se é verdade que a lógica política permite recursos excepcionais contra costumes e pactos sociais prévios (o exemplo mais óbvio é o das medidas emergenciais em caso de guerra ou de calamidade), isto não permite, porém, violar o senso da própria responsabilidade política.

Uma coisa é um país passar por uma crise por conta de um cenário econômico atípico, mais ou menos imprevisível, causado por fatores que escapam da esfera de poder estatal. Medidas excepcionais podem ser adotadas neste caso: é a própria sociedade que fundamenta a ação política pela exceção, em seu próprio benefício.

Outra coisa é um país passar por uma crise criada principalmente por irresponsabilidade na administração pública. Qualquer exceção que se faça às regras constituirá nada menos que o endosso legal e até moral por sobre a irresponsabilidade política. O que deveria ser uma tábua de salvação se torna na verdade uma arma na mão de chantagistas.

Os petistas e seus aliados que hoje pedem o retorno da CPMF para salvar o país das suas próprias lambanças não deveriam sequer ser ouvidos.

Os termos de qualquer conversa deveriam começar com a seguinte condição: para cada centavo pedido pelo mecanismo da CPMF, cortem antes O DOBRO no Orçamento.

Se o Governo não tem competência para mexer na fonte real dos problemas, que não terceirize a solução jogando o preço da sua incompetência nas costas da sociedade.

“Ah, mas é a própria sociedade quem vai pagar o preço se a CPMF não voltar…”

Não se preocupem.

Somente a queda do PT pelo impeachment, ou no máximo nas próximas eleições, já compensará muito o transtorno fiscal, e até o aumento da dívida pública.

Todos os problemas econômicos, administrativos e institucionais do país são solucionáveis, desde que o PT não esteja no poder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s