Devagar se vai mais rápido

Desert

 

Texto que publiquei no Facebook:

A sabedoria costuma chegar na alma em conta-gotas, lentamente, mas com grande fixidez. Ao contrário da mera produção de imagens do real, a visão do real deixa na alma uma profunda marca, mas depende justamente de que a alma seja mais capaz de contemplação no lugar da mera produção de imagens.

Assim sendo, ao lado de outras, a virtude da PACIÊNCIA se torna grande aliada da sabedoria, pois basta que a alma depois de vários anos se canse da sua produção infrutífera de imagens —sem se cansar ao mesmo tempo da busca da verdade–, para que se renda e finalmente comece a ver a realidade.

Cansar-se das imagens imitativas e ainda perseverar no desejo de saber é a santa paciência da alma de desistir da sua própria tolice sem desistir, junto, da possibilidade da sabedoria.

Quanto tempo tem que passar para que a alma aprenda isso? Pode passar uma vida inteira e não aprender, como ocorre com frequência. Para o sábio, costuma ser necessário entre 40 e 50 anos. Para o gênio, uns 30 anos podem ser suficientes. Ironicamente, neste caso, quanto mais paciência e menos pressa tem o sujeito, mais rápido ele chega lá, como naquela fábula budista.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s